Paulistanos recorrem a celular reserva para transações bancárias



É cada vez maior o número de casos envolvendo furto de smartphones em São Paulo, e o prejuízo pode ser muito maior do que simplesmente perder o aparelho: é quando os ladrões conseguem acesso à conta bancária da vítima.


Diante da crescente estatística, o paulistano passou a ser obrigado a ter o “celular do Pix”, um aparelho reserva que fica em casa somente para transações monetárias. Assim, no “celular de sair de casa” ficam instalados aplicativos de bancos (tradicional ou digital) com pouco dinheiro e baixo limite para que o prejuízo seja o menor possível em caso de roubo.


Nos últimos meses, aparelhos de celular passaram a ser o principal foco dos furtos e roubos, segundo informações divulgadas pela Polícia de São Paulo, por que possibilita multiplicar o prejuízo das vítimas com invasões aos aplicativos bancários. Conforme mostrado pelo jornal O Estado de S. Paulo em abril, a enorme lucratividade desse tipo de crime tem chamado a atenção também do PCC (Primeiro Comando da Capital).


Existem algumas opções para as pessoas que não desejam gastar com um segundo aparelho somente para transações. Confira no vídeo abaixo do canal Entendendo iPhone como usuários do smartphone da Apple podem configurar o sistema para evitar o acesso indevido em caso de roubo.

Outra dica é sempre anotar o IMEI (International Mobile Equipment Identity) do celular em local seguro, preferencialmente de forma não digital e não salva no próprio aparelho. A forma mais fácil de consultá-lo é ligar para o número *#06#. Após ligar para este número, vai aparecer o IMEI na tela do seu telefone. Quando um aparelho é furtado, a vítima consegue desabilitar o smartphone permanentemente, bastando informar o acontecimento para a operadora.


Você também pode rastrear, bloquear ou limpar remotamente seu smartphone Android seguindo as seguintes instruções abaixo ou diretamente no tutorial do Google.


“Acesse android.com/find e faça login na sua Conta do Google. Se você tem mais de um smartphone, clique no perdido na parte superior da tela. ...

O smartphone perdido recebe uma notificação.

No mapa, você pode ver informações sobre onde ele está. ...

Escolha o que você quer fazer.”


Se seu dispositivo for um iPhone, inicie sessão em iCloud.com/find. Você também pode usar o app Buscar em outro dispositivo Apple que tiver ou que puder entrar com sua conta. Confira o passo a passo no site da Apple.


Links:

Tecmundo

Google

Apple







29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo