top of page

CES 2022, o maior evento de tecnologia do mundo!



A CES (Consumer Electronics Show) é o maior evento de tecnologia do mundo. Ela acontece sempre no começo do ano na cidade de Las Vegas e é direcionada para os profissionais e imprensa. Muitas das inovações que fazem (ou fizeram) parte do nosso dia a dia foram apresentadas nessa feira: videocassete (1970), Nintendo NES (1985), DVD (1996), o celular dobrável StarTach, da Motorola (1996), o primeiro X-Box (2001), Blu-Ray (2003), TVs 3D (2010), entre muitos outros.


Conhecida principalmente por ser uma indicadora de tendências e inovação, a CES a cada ano traz muitas novidades que acabam não se tornando produtos comerciais, mas mostra caminhos que devem ser seguidos pela indústria de tecnologia. Participar e visitar os diversos pavilhões com mais de 3.200 expositores de cerca de 170 países diferentes é conhecer melhor o que o futuro trará.


Em 2023, como tem acontecido nos últimos anos, as TVs tiveram um bom destaque durante os quatro dias da feira, com Samsung e LG dominando os lançamentos e apresentando modelos "praticamente" sem fios (apenas o da tomada continua firme e forte), que se conectam usando tecnologias wireless para envio do sinal de áudio e vídeo. A Casa Inteligente também foi um dos assuntos mais comentados, principalmente com o anúncio do Matter, um novo protocolo de comunicação que facilita a instalação e controle de dispositivos conectados, e de maiores esforços da Samsung em promover sua plataforma SmartThings (algo que já vimos na IFA 2022). Saúde Digital e Esportes tiveram uma presença bem menor que em anos anteriores, mas com algumas ideias interessantes, como o aparelho da Withings que analisa a urina do usuário para indicar possíveis doenças.


Porém, algumas das principais atrações tem quatro rodas e não são propriamente eletrônicos de consumo. A área para o setor automotivo na CES 2023 foi a maior do evento, com participação de algumas das principais montadoras de veículos. A BMW roubou a cena com seu automóvel que muda de cor, garantindo os holofotes. Além dela, Chrysler e GM apresentaram novos painéis completamente digitais para seus protótipos e a Mercedes Benz indicou que deverá adotar globalmente os carros elétricos num futuro próximo. E para finalizar, uma grande quantidade de bicicletas elétricas estavam presentes em diferentes estandes, garantindo que o tema micromobilidade não foi esquecido e deve ser cada vez mais presente na discussão sobre mobilidade urbana.













Redação equipe Geonav

Créditos de imagem: Sérgio Miranda

Créditos de vídeo: Canal Loop Infinito



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page